quinta-feira, agosto 17, 2006

Jornadas sobre Engenharia Natural 2006

Boas

Como foi anunciado aqui no blog, nos passados dias 27 e 28 de Julho, decorreram umas “jornadas sobre a Engenharia Natural” com os títulos – Curso Intensivo sobre Estabilização de Margens em Cursos de Água, com Recurso à Engenharia Natural e a Conferência Nacional sobre a Protecção do Território através da Engenharia Natural, à Escala duma Bacia Hidrográfica. A Engenharia Verde esteve presente e deixa-vos aqui um breve resumo do que se passou nesses dias bem como as principais conclusões.

Dia 27 de Julho – Curso Intensivo – Biblioteca Municipal de Loulé
Estiveram presentes cerca de 50 pessoas de variadas formações (civil, arquitectura, ambiente, biologia, entre outras), e que representavam diversas entidades (autarquias, associações, universidades e empresas).

A parte da manhã foi destinada a apresentações teóricas e troca de ideias e debate.

Na parte da tarde fomos visitar um dos locais abrangido pelo Progeco, onde foram construídos muros de vegetação, grades de vegetação, foram colocados gabiões e feitas plantações, com o objectivos de estabilizar e proteger as margens da Ribeira de Algibre, proteger a soleira da ponte de Tôr e criar um pego no leito da ribeira.

Dia 28 de Julho – Conferência Nacional – CCDR Algarve – Faro
Estiveram presentes cerca de 40 pessoas de variadas formações (civil, arquitectura, ambiente, biologia, entre outras), e que representavam diversas entidades (autarquias, associações, universidades, empresas privadas e municipais e organismos públicos).

Tanto a manhã como a tarde foram destinadas às apresentações programadas.

Foto da sala das conferencias na CCDR - ALG


Como conclusão da conferência e dos dois de debate e visitas, discutiu-se a formação de uma associação, designada:

Associação Portuguesa de Engenharia Natural (APEN)

Esta associação tem como objectivos gerais promover a utilização de tecnologias ecológicas, sustentáveis e de baixo impacte, no âmbito hídrico, hidráulico e controlo de erosão. Foi formada uma comissão instaladora que iniciará o processo de formação.


Saudações Verdes

Paulo Silva

Sem comentários: