segunda-feira, janeiro 23, 2006

1º WORKSHOP DE TEB - "FAIXAS DE VEGETAÇÃO"

O 1º Workshop de TEB decorreu nos dias 26 e 27 de Novembro de 2005 no Parque Florestal de Monsanto e contou com o apoio da Divisão de Matas da CML e do Núcleo de Engenharia Biofísica (NEB). O Workshop teve como principal objectivo a familiarização dos participantes com o processo construtivo de uma técnica específica, as Faixas de Vegetação.

Esta técnica possui uma metodologia construtiva bastante simples, que resumidamente, consiste na abertura de socalcos ou terraços em linhas paralelas longitudinais, com plantação no seu interior, de estacas vivas de espécies arbustivas autóctones com capacidade de reprodução vegetativa (Salix spp., Tamarix spp., etc.) e/ou arbustos autóctones em torrão. As zonas entre os socalcos devem ser revestidas com manta orgânica e se possível alvo de uma sementeira.

As Faixas de Vegetação podem ser utilizadas na estabilização de taludes incoerentes, na estabilização e sistematização de deslizamentos superficiais e em taludes em aterro.

Uma vez construída a técnica, esta deverá ser alvo de monitorizações de modo a avaliar o seu comportamento biotécnico no tempo. Fica então a proposta para um eventual interessado em realizar trabalho de fim de curso neste âmbito.

Agradeço desde já à Divisão de Matas, ao NEB e a todos os participantes que através do seu total empenho e motivação contribuiram efectivamente para o sucesso do Workshop.

Meus amigos, este foi apenas o primeiro de muitos...

Mãos à obra

Saudações verdes

2 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais, os meus parabéns para ti Pedro, por esta iniciativa fantástica.

Não podia deixar de me manifestar neste tema... Sim, realmente foi muito gratificante em todos os aspectos e não podemos deixar de relembrar que a união faz a força... Se não acreditarmos em nós, quem acreditará?!

Que se realizem mais trabalhos uteís como este, pois não tenho dúvidas que o pessoal está sempre disposto a pôr mãos à obra! (afinal somos engenheiros, certo?... :P)


Um abraço especial para a família biofísica

Anónimo disse...

o outro mail da família biofisica é meu, esqueci-me de assinar: beijocas Cati Dinis