domingo, novembro 05, 2006

Conferência “Soil Bioengineering: Ecological Restoration With Native Plant and Seed Material”

Entre 5 e 9 de Setembro, decorreu em Irdning (Áustria), no Centro Raumberg-Gumpenstein a conferência “Soil Bioengineering: Ecological Restoration With Native Plant and Seed Material”, que contou com a participação de espertos de diversos países europeus.

Foram apresentadas e discutidas diversas experiências levadas a cabo nos diferentes países participantes, as diferentes problemáticas associadas a cada local, bem com métodos específicos de restauração.

Houve também a possibilidade de, através da organização de grupos de trabalho das diferentes regiões europeias (Mediterrânico, Norte da Europa, Europa Central,…), proceder ao desenvolvimento de conceitos locais com o intuito de criar um manual de boas práticas para realização e execução de projectos de restauração, cuja compilação bem com outras informações, poderão ser consultadas no site www.surenet.info, estando disponível em diferentes línguas. Neste mesmo site pode-se consultar o manifesto que no qual se pretende legislar, por intermédio de certificação, a utilização de vegetação local a cada região e/ou sub-região. Tal medida surge com o intuito de reduzir a contaminação genética, preservando assim as espécies características, e consequentemente, mais bem adaptadas de determinado local.

O BLOG esteve presente, com a apresentação de um poster, no qual deu a conhecer o resultado dos dois workshops realizados no Parque Florestal de Monsanto.



Saudações Verdes
Artur Ribeiro

3 comentários:

Anónimo disse...

Saudações caros colegas,
fico contente por poderem ter apresentado a este nível os trabalhos resultantes dos workshop's em Monsanto, nos quais eu tive o enorme prazer de participar.
Queria perguntar-vos objectivamente em relação à técnica de sustentação de taludes, se surgiram novas ideias para a construção da rede de sustentação usando material local em vez de fibra de côco e nylon.
Fred

Artur Ribeiro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Artur Ribeiro disse...

Caro Fred

Foi muito bom poder trocar ideias com todos quantos vivem e respiram Técnicas de Engenharia Natural pela Europa. O esforço de participação do blog serviu para mostrar o que se vai fazem aqui por Portugal, como também para ganhar novo impulso para realizar futuras intervenções.

Relativamente à técnica de estabilização de taludes que ensaiámos, degraus de vegetação com auxilio de mantas de fibra de coco e nylon, existem outras técnicas que poderão ser utilizadas, como por exemplo coberturas com ramos mortos, combinando ramagens (vivas e/ou mortas), utilizando arame e estacas de madeira ou de metal como forma de fixação, podendo ser posteriormente coberto com solo.

Na aplicação de técnicas de engenharia natural não existe apenas uma única solução, mas sim um leque abrangente, que varia conforme os objectivos que se pretendem atingir, as condições locais, os materiais locais disponíveis, bem como com os financiamentos e apoios disponíveis.

Saudações Verdes
Artur Ribeiro