terça-feira, novembro 28, 2006

1º Workshop de Aplicação de GPS em Levantamentos Topográficos, promovido pelo Núcleo de Engenharia Biofísica

É já no próximo fim-de-semana de 25 e 26 de Novembro que se irá iniciar o 1º workshop para o levantamento digital da Herdade da Mitra com recurso a receptores GPS de alta precisão. Este workshop decorrerá também em fins-de-semana seguintes.
Integrado num projecto do Núcleo de Engenharia Biofísica (NEB) da Universidade de Évora, em que se pretende obter uma cartografia detalhada da Herdade da Mitra (pólo de investigação da UÉ), irá ser realizado um workshop que visa combinar a componente de formação dos participantes com o levantamento topográfico no terreno.
A cartográfica digital obtida constituirá posteriormente a base para o desenvolvimento de projectos de investigação na área das Técnicas de Engenharia Natural, suprindo assim uma lacuna na formação prática dos alunos da licenciatura em EB.
Primariamente vocacionado para os alunos de EB, o workshop encontra-se aberto a todos os interessados.
Este workshop pretende preparar os participantes para executar levantamentos digitais no terreno, com recurso a equipamentos GPS de alta precisão. Serão ensinados, tanto o manuseamento de equipamentos como a metodologia de campo para a realização deste tipo de levantamentos.
Será fornecido um manual explicativo e os participantes receberão no final um diploma de participação na actividade. Os participantes serão divididos por turnos de 3 horas, distribuídos pela manhã e tarde (manhã: 10.00h/13.00h; tarde: 14.00h/17.00h).
No caso de não ser possível executar o levantamento de toda a área prevista poderão surgir novas datas, que serão divulgadas neste espaço.
As inscrições devem ser feitas em nucleo_engenharia_biofisica@yahoo.com.br, para onde deverão ser fornecidos o contacto, a preferência dos dias e do turnos (manhã ou tarde).
Os participantes devem fazer-se acompanhar de água e farnel, assim como calçado e roupa adaptada às condições climatéricas.
A participação no workshop custa 1€ que é destinado ao diploma.
Os inscritos receberão via e-mail a confirmação do dia e hora da sua participação.
Outras informações disponíveis e actualizadas em http://www.neb.uevora.pt/.
Saudações,
Rui Ribeiro

3 comentários:

Biophysical disse...

Caro Rui, não sei se tivemos os prazer de nos cruzar no workshop de Monsato ou não, provavelmente até nos cruzamos mas não me lembro do teu nome. como frequentador assiduo do blog quero deixar um pequeno reparo ao teu post, a palavra "climatérica" (... e roupa adaptada às condições climatéricas.) não está correcta cientificamente, deveria ser utilizada a palavra "climática" e neste caso concreto nem está correcto pois serão as condições atmosfericas ou meteorológicas que deveriam ter sido utilizadas. Outro ponto é em relação à data, se não for em Novembro mas sim no fim de semana do 1º de dezembro irei fazer os possiveis para participar tb. quero deixar tb um abraço ao Aldo, ao pedro, ao artur, ao vasco, e ao resto do pessoal assim como um beijinho á Mª João e à Silvia. saudações verdes Nuno Bemposta, Geóg.º

Biophysical disse...

peço desculpa Paulo, um abraço tb pra ti!

Rui Ribeiro disse...

Olá Nuno, para além do fim de semana referido, estes workshops decorrerão até ao final dos trabalhos de acordo com a nossa disponibilidade e a dos interessados, ou seja, em princípio decorrerão todos os fins-de semana durante as próximas semanas.
A melhor maneira será que os interessados contactem connosco para o mail do NEB(nucleo_engenharia_biofisica@yahoo.com.br) para acertar datas e outras dúvidas.

E pelo sim, pelo não, o melhor mesmo é consultar o boletim metereológico...

Saudações verdes,
Rui Ribeiro