terça-feira, junho 06, 2006

CURSO DE BASES PARA PROYETAR LAS TÉCNICAS DE INGENIERIA BIOLÓGICA

Caros Verdes

No passado mês de Maio, decorreu no Palácio Miramar em San Sebastian (Espanha) o “Curso de Bases para Proyetar Las Técnicas de Ingenieria Biológica”, Engenharia Biofísica em Portugal, sob a organização da Asociación Española de Ingenieria del Paisaje (AIEP). O curso teve a duração de 4 dias e contou com a participação de Paola Sangalli (Bióloga e Presidenta da AEIP), Iñaki Urrizalki (Biólogo, Projectista e executor no âmbito da Ingenieria Biológica) e Gianluigi Pirrera (Engenheiro Hidráulico Italiano e Presidente da AIPIN Sicília).
Durante os quatro dias do curso, foram apresentados história, conhecimentos, procedimentos e problemáticas relacionadas com Técnicas de Engenharia Biofísica (TEB), bem como com a realização de projectos de e com TEB.
Diversas foram as abordagens feitas ás TEB. A primeira barreira a ultrapassar é de fazer compreender a quem projecta (Projectista e Engenheiros) que o funcionamento de uma pedra, pode ser equiparado ao funcionamento das raízes de uma planta, contribuindo a primeira para o aumento de carga directa sobre o solo e a segunda com o seu papel de agregação e estabilização por intermédio de redução do conteúdo em água no solo.



Foi possível comprovar, por intermédio das comunicações que, mesmo existindo já uma organização em prole de TEB em Espanha, continua a ser complicada a aceitação de evidências técnicas das TEB, relativamente à “Engenharia Tradicional”. As causas disto poderão ser, tanto para Espanha como para Portugal, a inércia relativamente a coisas novas, a quase inexistência de documentação na língua do País, a falta de formação, tanto de técnicos, como de operários e, claro está, o ponto de vista operacional, uma vez que para construir um Muro de Vegetação são empregues, mais mão-de-obra, mais materiais e maior interdisciplinariedade que na costrução de um muro em cimento “tradicional”.

Aproveito para informar, muito embora a distância, que dia 16 de Junho decorre um Excursão Técnica a obras de Engenharia Biofísica, em San Sebastian.
Para mais informações http://www.aeip.org.es/


Saudações Verdes

Artur Ribeiro

Sem comentários: