terça-feira, março 14, 2006

Gestão Sustentável da Floresta – Aplicação das TEB

A nossa floresta de exploração deve ser um mosaico de floresta dividido por linhas de água e/ou zonas de forte inclinação. Nestas zonas deve ser favorecida a vegetação natural de modo a aumentar a biodiversidade, melhorando as condições ambientais da floresta. Este aumento é traduzido numa diminuição de pragas e no aumento de nutrientes levando a uma maior produção da floresta.

Nas TEB é utilizada uma metodologia de construção que obedece às condições físicas dos lugares, (ângulo de atrito interno do solo, grau de inclinação do talude, humidade do solo, profundidade da toalha freática, etc.). Como as TEB utilizam a vegetação como elemento construtivo, esta tem de ser seleccionada segundo determinados parâmetros: a naturalidade da vegetação em relação ao lugar (fitogeografia), a capacidade de resistência a factores externos (calcário, seca, etc.) e as características biotécnicas (resistência de corte das raízes, grau de crescimento e profundidade das raízes, grau de cobertura do solo, etc.). São estes parâmetros que definem as boas das más escolhas e adequar este elemento construtivo aos locais de projecto.

Apesar deste tipo de intervenção ter um preço de execução superior ás obras convencional, o retorno desse investimento é feito na manutenção e no aumento das condições ecológicas traduzidas no aumento da massa florestal.

Recuperação da galeria ripicola
- Funções ecológicas
- Funções de barreira ao fogo
- Aumento da qualidade da água
- Controlo da erosão

Criação de zonas húmidas
- Acção tampão para o fogo
- Disponibilidade de água no combate aos fogos
- Diversidade ecológica (qualidade dos ecossistemas)
- Aumento da disponibilidade da água subterrânea
- Plantação de eucaliptos condicionada

Técnicas de controlo de erosão
- Ravinamentos e sulcos
- Estabilização de margens e taludes
- Controlo de erosão no pós-fogo


Saudações verdes
Paulo A. Silva

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas!

Eu gostava de saber onde poderei
encontrar informação sobre como construir
uma zona húmida com cerca de 1000 metros quadrados, como o objectivo de
melhorar a qualidade da água de uma
ribeira com poluição orgânica.

Obrigado

marcos.abyz@gmail.com

Marcos Pais

Paulo Silva disse...

Caro Marco

O objectivo é recuperar a ribeira ou construir uma infra-estrutura de tratamento de água? No primeiro caso alguns dos links que se encontram neste blog têm informação sobre esse assunto. Se é o segundo caso existem duas opcções. 1 - optar pela construção de uma etar; 2 - optar pela contrução de uma fito ETAR.

Uma Fito ETAR é uma infraestrutura de tratamento de água cuja tecnologia de base é a capacidade de depuração de algumas espécies de plantas. Assim recorrendo á escolha criteriosa das plantas e do modo de construção é possivel tratar efluentes organicos com bons resultados. A informação disponivel neste caso ainda é escassa pelo que vou procurar de modo a disponibilizar aqui no blog.

Saudações verdes
Paulo Silva