domingo, novembro 05, 2006

Conferência “Soil Bioengineering: Ecological Restoration With Native Plant and Seed Material”

Entre 5 e 9 de Setembro, decorreu em Irdning (Áustria), no Centro Raumberg-Gumpenstein a conferência “Soil Bioengineering: Ecological Restoration With Native Plant and Seed Material”, que contou com a participação de espertos de diversos países europeus.

Foram apresentadas e discutidas diversas experiências levadas a cabo nos diferentes países participantes, as diferentes problemáticas associadas a cada local, bem com métodos específicos de restauração.

Houve também a possibilidade de, através da organização de grupos de trabalho das diferentes regiões europeias (Mediterrânico, Norte da Europa, Europa Central,…), proceder ao desenvolvimento de conceitos locais com o intuito de criar um manual de boas práticas para realização e execução de projectos de restauração, cuja compilação bem com outras informações, poderão ser consultadas no site www.surenet.info, estando disponível em diferentes línguas. Neste mesmo site pode-se consultar o manifesto que no qual se pretende legislar, por intermédio de certificação, a utilização de vegetação local a cada região e/ou sub-região. Tal medida surge com o intuito de reduzir a contaminação genética, preservando assim as espécies características, e consequentemente, mais bem adaptadas de determinado local.

O BLOG esteve presente, com a apresentação de um poster, no qual deu a conhecer o resultado dos dois workshops realizados no Parque Florestal de Monsanto.



Saudações Verdes
Artur Ribeiro

1 comentário:

Anónimo disse...

Saudações caros colegas,
fico contente por poderem ter apresentado a este nível os trabalhos resultantes dos workshop's em Monsanto, nos quais eu tive o enorme prazer de participar.
Queria perguntar-vos objectivamente em relação à técnica de sustentação de taludes, se surgiram novas ideias para a construção da rede de sustentação usando material local em vez de fibra de côco e nylon.
Fred