segunda-feira, novembro 19, 2007

ESTRUTURA DOS SISTEMAS RADICAIS

Encontra-se disponível para download, a Tese de Doutoramento do Prof. Dr. Joaquim Sande Silva, intitulada: Estrutura dos Sistemas Radicais e Dinâmica da Água no Solo numa Comunidade Arbustiva da Tapada Nacional de Mafra”.

É um estudo muito interessante, intrinsecamente relacionado com a metodologia de investigação da engenharia natural. São estudos como este, que contribuem para concluir acerca das melhores espécies autóctones que se deverão aplicar na estabilização de solos.

Resumidamente, esta tese caracteriza a distribuição das raízes ao nível do indivíduo e ao nível da comunidade, onde são estimadas a profundidade máxima de enraizamento, a distribuição vertical e os valores absolutos de biomassa e comprimento de raízes finas da comunidade arbustiva.

Deixo aqui um agradecimento ao Prof. Dr. Joaquim Sande Silva, pela gentileza com que acedeu ao nosso pedido em publicar a sua tese, contribuindo assim para o enriquecimento da nossa biblioteca on-line.

De realçar, que em Maio de 2008 realizar-se-á em Lisboa, uma conferência internacional designada Woody Roots and Ecosystem Services, promovida pelo Prof. Dr. Joaquim Sande Silva em conjunto com outros colegas investigadores. Mais informações no site http://www.cost38.net/

Saudações verdes

Aldo Freitas

Sem comentários: