domingo, abril 02, 2006

RESULTADOS DO II WORKSHOP DE TEB NO PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO


O II Workshop de Técnicas de Eng.ª Biofísica (TEB), decorreu nos dias 11 e 12 de Março, e o local escolhido para as intervenções foi a ribeira junto à zona recreativa do Calhau, situada no Parque Florestal de Monsanto.

Este workshop tinha como objectivo proporcionar aos participantes uma aprendizagem relativa ao tipo de TEB que se podem aplicar na recuperação de uma linha de água. Ficámos muito satisfeitos por poder contar com a participação de pessoas de outras áreas, como Eng.ª do Ambiente, Eng.ª Florestal e também Geógrafos, para além dos alunos de Eng.ª Biofísica. Este facto leva-nos a crer que um dos objectivos propostos aquando a criação deste blog, a divulgação das TEB, está a ser atingido, e esperamos que no futuro, a participação de outras áreas seja ainda mais abrangente.

Gostaríamos portanto, de agradecer a todos os participantes, que nos ajudaram a tornar possível este workshop, ao Parque Florestal de Monsanto, pela sua disponibilidade, nomeadamente ao nível da cedência do material usado na construção das diversas técnicas implementadas, e também ao Núcleo de Eng.ª Biofísica.

Os principais objectivos das intervenções realizadas na ribeira foram:

- limpeza e desobstrução da linha de água,
- controlo da erosão,
- diminuição da velocidade de escoamento e aumento do tempo de concentração,
- reperfilamento do leito da ribeira,
- estabilização das margens,
- criação de zonas de retenção de água,
- restabelecimento da vegetação ripícola,
- criação de habitats para a fauna,
- melhoramentos na qualidade da água,
- requalificação paisagística.

De realçar que, para a construção das técnicas implementadas na ribeira, recorremos a muito material presente na área de intervenção (pedras, ramagem morta, troncos mortos), e portanto, apenas tivemos de recorrer à ajuda do Parque Florestal de Monsanto para a cedência de algumas estacas vivas, de corda de sisal e varas de ferro, e ferramentas de trabalho. Isto apenas para salientar os baixos custos associados à organização de uma actividade deste género.

Com o passar do tempo, já pudemos observar alguns resultados, verificando-se logo após as primeiras chuvadas uma grande acumulação de sedimentos, o início do reperfilamento do leito e o aparecimento de novos rebentos nas estacas vivas colocadas nas margens.

No seguinte link, encontra-se disponível um registo fotográfico das técnicas aplicadas, num esquema de antes e após intervenção.

http://engenhariaverde.planetaclix.pt/pdf/registo_fotografico_2workshop_teb.pdf

Saudações Verdes

Aldo Freitas

2 comentários:

Anónimo disse...

Ciao colegas Biofísicos!
Vendo as fotografias, fico bastante satisfeito até porque também colaborei na requalificação duma linha de água até à pouco tempo degradada e ignorada pelos inúmeros visitantes do PFM. Começa a verificar-se um restabelecimento da dinâmica fluvial, consolidação das margens, o desenvolvimento da vegetação rípicola, e a criação de charcos temporários, importantes para a fauna anfíbia.
Estou certo que os resultados futuros, nos irão surpreender ainda mais!

Que venham + Workshop's!!! O esforço conjunto será recompensado!!

Saudações verdes,
Vasco Rocha

Anónimo disse...

Face ao já excelente trabalho e esforço de divulgação das TEB já desenvolvido, desafio desde já os meus queridos amigos projectistas (Paulo, Pedro, Aldo, Artur, Vasco, etc - tudo MALTA FIXE) a "reescrever", completar (através da recompilação de mais materiais entretanto publicados ou "descobertos") e sobretudo ilustrar com fotos a cores a sebenta sobre "Técnicas de Projecto Construtivo em EB", escrita pelo Prof. Almeida Fernandes há uns bons anos atrás e a disponibilizá-la online a todos, por um lado, e, porque não, editá-la numa livraria técnica (LIDEL, Gulbenkian, por exemplos)...

Abraços
Artur Gil